Pesquisa Salarial

As empresas têm buscado, regularmente, ferramentas que auxiliem no processo de administrar a remuneração dos empregados, sendo que as Pesquisas de Salários são, sem dúvida, os instrumentos básicos para gerar informações confiáveis, auxiliando as organizações neste difícil processo. 

A terceirização de pesquisas proporciona uma economia de tempo e de pessoal para a empresa solicitante, além de que o know-how e a isenção da Consultoria conferem mais credibilidade à pesquisa.

A BAZZ realiza o trabalho de Pesquisas Salariais permitindo que a sua empresa conheça o real posicionamento de sua política e prática salarial em relação ao mercado, analisando a composição de sua remuneração para poder administrar eficazmente a consistência interna e a competitividade externa.

O trabalho também objetiva avaliar a competitividade de sua empresa em termos de remuneração com relação a um mercado pré-definido.

Assim sendo, a Pesquisa Salarial visa fornecer subsídios para que a sua empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial.

Etapas do projeto:

* Diagnóstico Inicial/Entendimento da Situação

Esta etapa visa permitir um conhecimento detalhado da empresa, sua estrutura organizacional, seus objetivos e características principais, bem como definir as próximas etapas do processo.

* Pesquisa Salarial

a) Planejamento

Nesta etapa ocorre uma reunião entre a empresa cliente e os consultores responsáveis pelo projeto, objetivando a definição do cronograma de atividades e as respectivas responsabilidades entre as partes.

Também nesta etapa, a empresa fornece, à Consultoria, o organograma organizacional e as descrições dos cargos que estarão envolvidos na pesquisa.

b) Definição de Mercado

A empresa cliente, com a colaboração dos consultores da BAZZ, define o painel de empresas a serem convidadas para o estudo, levando em consideração o porte, segmento de atividade e região.

c) Questionário de Coleta

De posse das descrições e perfis dos cargos, a consultoria formata o questionário de coleta contendo detalhadamente as informações necessárias para a pesquisa.

d) Convite/Agenda

Após a definição de empresas a serem convidadas, a consultoria contata as empresas realizando o convite de participação em nome da empresa cliente, informando que ao término dos trabalhos, os participantes receberão um relatório final. Também é agendada a data para visita do consultor e coleta dos dados.

e) Coleta de Dados

Nesta fase, o consultor da BAZZ realiza a visita às empresas participantes da pesquisa para o entendimento da estrutura na comparação dos cargos e para a coleta de dados, conforme questionário.

f) Tabulação e análise das informações salariais

Após a coleta de dados, estes são inseridos no sistema de tabulação para emissão de relatórios analíticos e relatório final.

Os trabalhos de análise, comparação e validação da consistência das amostras de dados, seguem rigorosos padrões de comparação, sendo os critérios de apresentação das informações definidos a fim de privilegiar o sigilo, a coerência lógica e a simplicidade de interpretação.

As medidas estatísticas apresentadas para comparação da empresa frente ao mercado pesquisado são:

  • Menor salário;

  • Primeiro Quartil - representa a linha divisória acima da qual estão 75% dos valores de mercado e abaixo da qual estão os outros 25%.

  • Mediana - representa a linha divisória acima da qual estão 50% dos valores de mercado e abaixo da qual estão os outros 50%. 

  • Média Aritmética - é a medida de tendência central baseada na soma dos valores de mercado, dividida pelo número de informações de mercado.

  • Terceiro Quartil - representa a linha divisória acima da qual estão 25% dos valores de mercado e abaixo da qual estão os outros 75%.

  • Maior salário.

 
Veja também nossa consultoria de Cargos e Salários
 
Conheça nossa Pesquisa de Clima Organizacional
 
 
 

 

 
BAZZ, Estratégia e Operação de RH - Entre em contato conosco e veja detalhes

www.infonova.com.br